quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Lezeira da comunidade quilombola Custaneira - Picos - Piauí

  Pessoal, hoje 15 de outubro de 2009, as 18:00h a TV antares apresentou um documentário sobre a manifestação cultural das comunidades Quilombolas Custaneira e Tronco, que ficam no municipio de Santa Cruz do Piauí, próximo ao municipio de Picos, na região semi-árida do Piauí e situado no território Vale do Guaribas.

Manifestação essa que é uma mistura sincretica do catolicismo com a Umbanda, o depoimento mais importante foi a da mãe Maria do espirito Santo, no qual o entrevistador perguntou: Qual sua religião? Ela toda de mãe de santo, respondeu - Sou católica, assim né. Esta resposta mostra como o catolicismo e a Umbanda nessas comunidades são próximos.

Este documentário faz parte do inventário das manifestações culturais quilombolas realizado pelo o IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artistico Nacional - IPHAN. belissima reportagem, bom roteiro, estão de parabéns. Principalmente a comunidade que recebeu todos em festa e sem a vergonha de se mostar negros/as, quilombolas, portadores de sua identidade étnica. 

Ao animador da comunidade Naldinho, um axé especial, pois ele consegue levar todas as dificuldades de sua comunidade, no qual a maior delas é a titulação das terras, para a roda da lezeira e fazer dela o maior instrumento de sua luta. Parabéns!

Rosymaura Duarte(Rose)

2 comentários:

  1. Rosy,
    O conceito de sincretismo vem sendo muito criticado, por não dar conta de uma série de práticas... Pense bem, o que é catolicismo para essa senhora?? E umbanda?? Como ela define catolicismo?? E umbanda?? Ela usa o termo "umbanda" para designar a sua prática religiosa em que momento?? E catolicismo, em que momento?? Ela se designa como mãe-de-santo?? O que isso representa para ela?? E os demais membros do grupo, o que dizem sobre catolicismo e sobre umbanda?? Que termos usam?? E por aí vai...

    ResponderExcluir
  2. sei que o conceito de sincretismo vem sendo muito citicado, mas utilizo ainda para fazer provocaçãoes. E entrar nessa discussão que vc fez.
    Mas é preciso observar que é preciso utilizar ou ressignificar conceitos, pois na verdade existe uma "mistura" mutio grande por parte dos dois movimentos religiosos nas comunidades.
    Rose

    ResponderExcluir